EnjoyYourLife

quarta-feira, janeiro 6

A Cascata,


Saímos de Lisboa de noite, de madrugada, com as mochilas e as tendas às costas. O destino, eram as ilhas mais lindas, mais paradisíacas que conheço.
Os Açores.
Para uns era a primeira vez que iam às ilhas, eu já era uma repetente e há lugares e paisagens que tínhamos de encontrar ou reencontrar.

A Cascata é um daqueles sítios que ficam no coração, no pensamento para sempre, têm uma beleza mágica, que não se encontram por aí, estão escondidos, no meio do Mundo e é preciso estar atento para os encontrar. Sentimos algo especial quando encontramos estes sítios mágicos. Ali sinto que a Vida tem de ter um significado muito profundo, um significado que não nos apercebemos no dia-a-dia, sinto que estou no berço aconchegado do Mundo.
Naquela tarde, era como se a cascata fosse o único propósito da viagem.
Para chegar à cascata é preciso andar duas horas a pé até à Fajã e depois, subir uma encosta durante mais ou menos uma hora.
O caminho é uma descoberta, a vista é indescritível, os pássaros pousam nos nossos braços, há amoras silvestres e o mar acompanha a caminhada lá de baixo.
Chegámos à Fajã. Dirigimo-nos logo para a cascata.
Claro que já tinha descrito este lugar aos meus amigos.
Pelo caminho, encontrámos duas raparigas que vinham em sentido contrário e como há tanto tempo que não ia aquele lugar, pedi indicações sobre o caminho a seguir. Aquelas duas, disseram que não tinham encontrado nenhuma cascata pelo caminho, nem tinham ouvido o barulho da água, portanto não havia nenhuma cascata.
Parámos, por uns instantes para descansar e todo o grupo começou a achar que a cascata já não existia ou que estávamos no caminho errado. Quando retomámos o caminho, foi no sentido oposto ao da cascata... dei três ou quatro passos e pensei: É impossível que a Cascata já não exista, se tal acontecesse, o planeta inteiro já tinha morrido de sede.
A cascata existe e o caminho é este, eu já lá estive!
Entretanto o grupo inteiro já estava fora do nosso alcance visual, portanto seguimos caminho sozinhos.

Passado pouco tempo, estávamos na cascata e não estava lá mais ninguém naquela água cheia de energia, transparente. A magia também está nos olhos e nos sorrisos demorados de quem encontra a cascata pela primeira vez. Reencontrá-la é como receber um abraço caloroso da natureza.

Há dias, quando andava a passear na minha cabeça, lembrei-me deste acontecimento. Pensei que se nunca tivesse ido à cascata antes, se não soubesse que ela existia, provavelmente eu também teria desistido a meio caminho. Depois iria arrepender-me e teria de fazer todo o caminho de novo para lá chegar.
Achei que poderia fazer um paralelismo entre esta caminhada e a nossa vida. Existe sempre, algo que queremos alcançar, uma cascata. Para isso temos de encontrar o caminho para lá chegar, temos de acreditar que existe, superar obstáculos, esperar o tempo necessário, etc. Quantas vezes, encontramos pessoas que estão no sentido oposto ao nosso e que nos contagiam com a sua descrença, ou passamos por experiências que nos desencorajam? E quantas vezes desistimos de encontrar as cascatas da nossa vida ou acomodamo-nos por causa de coisas sem importância?

Quando estou naquela parte do caminho, em que as coisas nunca mais acontecem, em que temos de dar tempo ao tempo e que a espera desespera, penso na cascata, penso na caminhada daquela tarde.
E aqui longe da cascata, recebo um abraço de esperança que me aconchega e que apazigua a minha ansiedade. Penso que o caminho também é uma aprendizagem doce e que o tempo acrescenta valor.

Desejo que em 2010 encontrem a vossa cascata!!!
Beijos

4 Comments:

  • At 5:50 da tarde, Blogger JMdSR said…

    É assim mesmo!!!

    Uma grande verdade. Era tão bom se todos nos lembrasse-mos disso. No entanto, muitos de nós ainda não sabem ou não acreditam que temos o mundo na nossa mão.

    Beijinhos e bom 2010 Rita

     
  • At 10:04 da tarde, Blogger Rita said…

    Beijinhos João.
    Obrigada :)
    Bom ano para ti e agarra o mundo com esse teu sorriso. Como estão as coisas por aí?
    Estás a divertir-te?

     
  • At 10:01 da tarde, Blogger Zé Pedro said…

    às vezes andamos distrídos e passamos pela Cascata sem a ouvir. temos de estar atentos!

     
  • At 11:58 da tarde, Blogger Rita said…

    ;) Beijinhos

     

Enviar um comentário

<< Home