EnjoyYourLife

domingo, junho 4



PENSAMENTO LATERAL

Enigmas que nos ajudam e desafiam o nosso pensamento automático.

Uma viagem linear até ao sul com conteúdo lateral.

Mês de Maio, fim-de-semana, destino Algarve, veículo BMW X5, viajantes Rita e Paulo, música ambiente lounge. Tema de conversa, dos mais deliciosos, projectos para o futuro, melhoria da qualidade e atendimento, novos produtos, novos sistemas, novas ideias e potencialidades.
Presente para Rita, que fez 30 há bem pouco tempo??? Um CD, uma T-Shirt de uma marca de um estilista famoso, com desenhos e cores psicadélicas comprado numa loja alternativa do Bairro? Não!!!
Isto seria um gesto altamente linear.
Um livro! Mas, não um de romance ou para ler da primeira à última página, com aventuras ou desventuras de personagens e de cenários que vamos desenhando na nossa cabeça, linha a linha, página a página.

Um livro para ler, para pensar e desafiar.

Apesar de ultimamente, certas questões ou possibilidades surgirem na minha cabeça como hipóteses bastante prováveis, para outros surgem como utopias e verdades empedernidas.
O que será que eu vi ou que vivi de diferente, que faz com que a nossa abordagem sobre o mesmo facto seja diferente? Tenho pensado sobre este assunto, para compreender o que se passa, lendo livros e artigos super interessantes, que me ajudam a organizar o pensamento.

Este livro sobre o pensamento lateral foi mais um complemento, por sinal muito valioso.

Pensamento lateral? O que é?

É um pensamento não linear e que estimula uma abordagem alternativa à percepção mais automatizada do pensamento. Estimula uma interpretação mais complexa dos enunciados.
Muitas vezes respondemos a um estímulo, sem pensar e analisar de facto. Baseando-nos nas nossas experiências anteriores, em preconceitos e automatismos mentais. Formamos juízos rápidos e que nem sempre são os correctos. Ou por outro lado, que nos fecham dentro da nossa caixa e cerram as portas a outras possibilidades.

Um exemplo de uma resposta pouco lateral.... Eu adoro melancia, começo mesmo a babar só de pensar, nas melancias encarnadas, que estalam quando se abrem e que têm aquele coração carnudo. Mas, se a primeira melancia que eu comi na minha vida, fosse daquelas de início de Maio meio moles e azedas, teria criado um preconceito e uma imagem mental das melancias completamente diferente da que tenho agora. Ora, em consequência, talvez nunca mais tivesse experimentado tal fruto e estaria a fechar uma oportunidade às minhas papilas gustativas de se regozijarem com tamanho festival.

A quantos de vocês já vos aconteceu, passarem por uma situação complicada ou desagradável e anos mais tarde rirem-se dela? O que é que mudou nesse espaço de tempo? Provavelmente a forma como pensam e interpretam as coisas agora, não é? E se já pensassem assim na altura? Provavelmente, não tinham estado uma semana, 2, 5 ou 10 anos a matutar nessa tecla.
A vida torna-se mais leve.

Aqui vão uns enigmas do pensamento lateral....

Enigma x
Um homem enche um barril, tornando-o de imediato mais leve. Enche-o de quê?

Pista: O barril pode ser feito de qualquer material e não é necessário ter nenhum conhecimento de química ou outro conhecimento de um especialista, para responder correctamente.

Este devo, confessar, pensei durante umas horas diariamente até encontrar a solução. Sentada no trufas, antes de ir assistir ao “Vampiras Lésbicas de Sodoma”, pela segunda vez, rodeada de amigos a matutar neste enigma, a beber uma Coca-Cola e a comer uma quiche de espinafres, voilá surgiu de rompante a solução. Será que foram os espinafres? Tipo Popey the Sailer Man, que ficava com uma força incrível após comer uma lata de espinafres e que ia frenético salvar a sua Olívia Palito das maldades do Brutus?

Enigma Y
A Joana, opta por comprar uma embalagem de líquido para lavar a loiça, de um litro e que custa 9,28€, em vez de comprar uma de 500 ml que custa 0,90€. Porquê?
Pista: A Joana, não é descuidada com a sua economia pessoal, nem está desatenta aos preços, nem é tão pouco, uma compradora impulsiva. A sua decisão não se baseia apenas no aspecto da qualidade.

Enigma Y + 1

A Mariana e o Francisco, são um casal que adquire todos os produtos de que necessita para os seus cuidados e higiene pessoal, limpeza da casa e da roupa a custo zero, todos os meses.
Como?
Pista: A Mariana e o Francisco, não ganharam nenhum vale em compras vitalício e nem recebem produtos de graça através de nenhuma instituição ou familiar.
Aliás, compram os seus produtos no mesmo local que a Joana.


Podem fazer perguntas nos comentários. A minha resposta vai variar entre o SIM, o NÃO E IRRELEVANTE.

Nota: A peça das Vampiras é excelente e é para rir desde que chegamos. Está em cena no Teatro Mário Viegas no Chiado. O Simão continua em grande estilo e eu apaixonei-me pela “Idalina”. Pensamento lateral precisa-se para interpretar esta paixão.

Se ainda está a pensar no Popey e na Joana, dentro de cinco dias a resposta surge nos comentários deste blog.
Beijos grandes!!! Desejo que tomem a mesma decisão da Mariana e do Francisco.