EnjoyYourLife

domingo, maio 7

Um olhar sobre as Ritas. Rita M. (2005). Rio de Janeiro.

Sinopse de um olhar sobre Ritas


Etimologia das Ritas
De origem anglo-saxónica e diminuitivo de Margaret, ou do italiano Margherita (Margarida), Rita é aquela que ousa quando o "petisco" final promete subtileza e singularidade.

Cor
Entre as Ritas que conheço (e que não são poucas), a cor pode variar entre o cor-de-rosinha pálido e o douradinho (quando chegam os ares do Verão).

Textura
Macias e acetinadas, as Ritas que conheço e que, repito, são estatisticamente significativas, não revelam, de um modo geral, irregularidades passíveis de minorar a sua aparência subtil. Tão subtil que por vezes, mas só por vezes (pois a frequência excessiva do fenómeno levaria, inevitavelmente, à perda da magia inerente à escassez), conseguem brilhar.


Maio é o mês das Ritas. Este é um detalhe intrigante cujas explicações estão ainda, ao nível empírico, por conhecer. Ritas de Maio: Coincidência ou Causalidade? Seja como for, se estiver por perto de uma Rita e o mês em questão for o de Maio, esqueça... Sentir-se-á absolutamente desbotado, insípido e, ocasionalmente, invisível.

Sabor
Com um pH que oscila entre 4.5 (nas alturas de maior intensidade) e 8.7 no mês de Maio (claro), as Ritas são, na maioria das circunstâncias, doces e aveludadas. Degustados os aromas mais proeminentes, revelam-se ainda algumas notas voláteis de acidez, responsáveis pela estrutura e pela intensidade de cada uma. Sem este peculiar toque limonesco, extinguir-se-ia também a voluptuosidade das Ritas.

Aroma
Esta é mais uma das características que fazem com que as
Ritas sejam portadoras de um encanto cuja grandeza só pode comparar-se a algo de divino e fugaz. Na verdade, para além da variabilidade aromática entre Ritas, cada tem ainda a sua prórpia melodia aromática, variando em função daquilo a que poderá chamar-se humor (ou gel de banho?). Escusado será dizer que, quando se agrupam, o resultado pode ser a alegria contagiante. Prova disso está na fotografia seguidamente apresentada, exemplificativa do que pode acontecer, quando para além de duas Ritas, há ainda outro R naquele cenário. Não sendo Rita, beneficia claramente das Ritas presentes. Para quê mais comentários. Analise-se o retrato!




Para a Rita em torno da qual surge este olhar.

Parabéns para ti
Nesta dia bonito
Muita Felicidade
Muito prendas e guito

Hoje é noite de festa
Cantam as nossas vozes
Para a menina Rita
Uma caixa de Nozes

E esta foi uma versão só para ti!
PARABÉNS